sexta-feira, 29 de janeiro de 2010

E o futuro já começou!


Sempre ouvi dizer que ano de vestibular era um ano que o aluno deveria se dedicar mais ainda aos estudos. Um ano sem baladas, sem passar noites acordadas, revisando pelo menos 1 hora por dia as matérias aprendidas na escola, e acima de tudo, aluno de escola pública dificilmente passa de primeira em uma universidade estadual ou federal.
Eu já quis ser muitas coisas nessa vida, bióloga, oceanógrafa, veterinária, jornalista e enfim a decisão: Professora de Português.
Tive ótimos exemplos em sala de aula, as professoras de português que tive eram mulheres, professoras e amigas sensacionais. Aprendi a gostar da disciplina. Aprendi a AMAR Machado de Assis. Me encantei cada vez mais com a escrita, com o poder de expressar minhas ideias, pensamentos, opiniões e sentimentos!
Algo que era costume meu, era jogar na cara dos meus pais que eles nunca me pagaram uma escola boa igual fizeram com o meu irmão, que eles tinham prometido isso. Achava que uma escola particular tornaria-me capaz de passar em grandes vestibulares. Porém agora percebo que não era necessário uma escola particular, pois o aluno faz a escola, e eu sempre tive o apoio dos meus pais em meus estudos.
Preocupava-me muito com vestibulares, faculdades, universidades, carreira profissional. Costumo dizer que primeiro eu quero valorizar o meu futuro no profissional, depois penso em casamento, formar família e tudo o mais. Só que parecia tão distante a realidade da faculdade.
E ano passado já era o ultimo ano do ensino médio! Final do ano começaria a maratona de vestibulares!
Fiz alguns particulares, como treino já que não teria dinheiro para pagar a mensalidade, e também prestei UNESP e UNICAMP, porém com pouca esperança, afinal eu tinha saido de uma escola publica, sem cursinho pré-vestibular, fui para as baladas, passei noites em claro curtindo com os amigos, não pegava os cadernos em casa a não ser para realizar as tarefas de casa ou nas vésperas de prova. Confiei apenas no que eu havia aprendido.
Essa confiança surpreendeu-me, e eu fui aprovada na primeira fase tanto da UNESP quanto da UNICAMP. Realizei a segunda fase, provas complexas, difíceis, alguns conteúdos que eu nunca aprendi.
Passei mais de um mês em um nervoso imenso para saber os resultados, ansiosa e com medo de não ser aprovada, e com pensamentos pessimistas de que realmente não seria.
Essa semana foi a mais dificil, dia 29 (Hoje) parecia que não queria chegar. E ele chegou! Acordei cedo, o estômago doia por causa do nervosismo e nem consegui me alimentar, liguei o computador, conversava com um amigo enquanto atualizava minuto por minuto a página, embora soubesse que o resultado sairia somente as 10h.
E então as 10h eu entro no site, vou para a lista de matrícula, e encontro o meu nome entre os 70 aprovados para cursar Letras na UNESP de Assis!
Era um sonho! Não podia ser real! Eu era estudante de escola pública, eu não fiz cursinho, eu fui para a balada, e meu nome estava lá, aprovada em 22º lugar!
O coração acelerou, as mãos tremiam e estavam geladas, os olhos encheram de lágrimas e veio uma vontade enorme de gritar! Não havia ninguém em casa para ouvir meu grito, para me abraçar, para chorar e sorrir comigo. Um sentimento único tomou conta de mim, um misto de alegria, prazer, satisfação, orgulho, medo, euforia!
Comuniquei os amigos, os familiares, gritei muito alto quando ouvi minha mãe chegando. Queria gritar pra todo mundo que eu estava feliz e que eu consegui. E por isso esse post, porque eu estou muito feliz e consegui.
Claro, não consegui sozinha! Meus amigos, meus professores, meus pais, meu irmão, minha família toda tem uma parte nisso, meu muito obrigada a todos esses, porque sem eles eu não estaria abrindo esse sorriso enorme hoje!
E o futuro que parecia algo tão distante, tão incerto, já começou, e um ótimo começo!

3 comentários:

  1. "todos os seus esforços se tornaram os resultados reais que você confiemou hoje, e mais que isso você confirmou sua competencia e perseverança^^Mariana que esse seja o inivio do que sera sua maior saga^^a saga que transformara a moça em mulher e a aluna em professora!


    Um grande beijo Mari e se cuide!!!

    P.S: E sim csamento é um porre...e porres te atacam a gastrite...^^

    Beijão!!!!"

    ResponderExcluir
  2. tudo o que voce conquistou e merito seu, pelo esforço e dedição. Conte conosco sua familia para o que precisar.

    ResponderExcluir
  3. PARABÉNS MENINONA!!!

    Hehe, então o método é simples: não estudar, ir a baladas e passar noites em claro??!?! Ótimo, gostei e vou tentar XP


    PARABÉNS MARI!!! - Beijo

    ResponderExcluir