quarta-feira, 26 de agosto de 2009

Mas eu me mordo de ciumes...

Acreditando um pouco em esoterismo, talvez a minha condição de não demonstrar ciume seja algo do signo, afinal, dizem as revistas, os astrologos e esotericos e os sites de horoscopo que os aquarianos são pessoas que não demonstram ciume, porém esse não demonstrar sufoca tanto! E confesso: eu sinto ciume!
Ciume é uma coisa que todo ser humano tem a partir do momento que ama ou gosta, ciumes da familia, dos amigos, dos bens conquistados, dos animais de estimação, mas vale ressaltar que ciumes não é possessividade. Tem aqueles que querem controlar todos os passos da pessoa amada, que ela se feche para o mundo e não tenha mais amigos, que não viva momentos em famílias, se dedique apenas a ele. Isso não é amor, isso é acabar com uma parcela da vida que toda pessoa tem direito.
A frase "Quem ama cuida" é perfeita. O ciume, a partir do momento que não sufoca o outro, é um jeito de alarmar a pessoa que algo pode acontecer, que é preciso cuidar, ter atenção.
Uns dizem que sente ciumes aquele que não confia em si próprio, na sua capacidade de conquistar todo dia o seu amor ou as suas amizades, de conserva-las, e eu me encaixo nisso. Com toda a minha "super auto-estima" sempre acreditei que as pessoas nunca tinham motivos para olhar para mim, e como diz uma menina do conto Maresia, de Marcia Kupstas "Quem não é bonita tem que ser ao menos inteligente", só que nessa valorização do corpo e da beleza da mulher, a minha inteligencia não vence barriguinhas lisas e pernas torneadas na maioria das vezes.
Ultimamente não há nada que gere mais ciumes do que a bendita internet. Quem me garante que eu tenho exclusividade? Quem me garante que o mesmo que eu leio na tela não é dito para outras pessoas?(ainda mais no momento que o EU TE AMO é tao banalizado pelos internautas) E quando aparece outras que tem requisitos melhores, que tem mais gostos em comum e que tem mais beleza?
E o pior de tudo é sentir ciumes por algo que não te pertence. Como dar mais atenção se a distancia não permite? E o medo de perder é enorme, só que se for transmitido para a outra pessoa pode assusta-la, ela pode não entender que eu não quero uma dominação, só tenho medo, com tudo um medo besta, que é o de perder algo que não se possui. Conversar seria tão mais facil, era só dizer o medo e a pessoa diria se existem motivos pra isso ou não, maldito "signo" que não permite, malditos pensamentos que tem medo de tudo.
Falar é ruim, não falar é pior ainda! Ter medo de perder o que não se tem é lamentavel! E gostar de tal forma de alguém é ainda mais estranho, porém é fantastico!

domingo, 16 de agosto de 2009

Sou brasileira e desisto sim!


Eu sou brasileira, porém não me encaixo muito bem na frase "Sou brasileiro e não desisto nunca", porque a palavra desistir está presente no meu dia-a-dia mais do que eu queria.
Admiro os brasileiros nordestinos, que mesmo vivendo na seca não desistem da vida, não desistem de ter condições melhores.
Admiro Santos Dumont que não desistiu até seu 14bis voar. Apesar de não entender muito bem de politica e não simpatizar com políticos, a luta do atual presidente também é digna de admiração, depois de tanto tentar ele conseguiu governar o país, se bem ou mal, isso não cabe a mim julgar dentro deste texto.
Muitas outras pessoas já realizaram feitos maravilhosos dentro dessa terra, algumas nunca são conhecidas, outras são esquecidas, e alguns feitos são importantes apenas para as vidas pessoais, só que não deixam de ser maravilhosos. Diariamente as pessoas lutam pelo que querem, traçam planos e vão até o fim, deixam pessoas e bens para trás, desviam das barreiras,
passam pelos obstaculos, enfrentam dificuldades, perdem, sofrem e choram. Depois levantam e caminham novamente.
Não, eu não seria capaz de fazer isso, pelo menos até hoje nunca fui. ESPERANÇA é uma palavra não muito usual no vocabulario da minha vida, as vezes a luz no fim do tunel está visivel, só que eu prefiro tapa-la com as minhas mãos, com os medos e paranóias que eu mesmo crio, então me entrego e desfaleço no meio do caminho.
Sempre achei mais fácil abandonar o návio quando as nuvens começam a ficar escuras, do que esperar para ver se realmente vai cair a tempestade. Parece mais fácil no momento, porém se a tempestade não cai e o navio segue para um lugar bonito, eu me arrependo de não ter continuado lá.
Pode ser que isso ocorra porque nunca tive que lutar por algo de extrema necessidade. Eu não luto para conseguir sobreviver na seca, eu não luto contra uma doença, eu só luto contra as correntes que eu mesma amarro em minha volta e talvez eu não ache que elas estão me apertando a tal ponto que se eu desistir morrerei.
Queria fazer como vários brasileiros, queria olhar para eles e segui-los, levantar mesmo fraca e continuar a caminhada, queria ser admirada pela força de vontade e persistencia, mas eu infelizmente não posso dizer essa frase, não ainda!
Desisto de coisas que me deixariam feliz, pelo medo que um dia elas me entristeçam. Desisto de pessoas que eu gosto, por medo de aumentar esses sentimentos a ponto de não serem correspondidos. Desisto de sonhos profissionais me inferiorizando, achando que todos são mais capazes do que eu.
É triste saber que todos que estavam naquele barco hoje aproveitam dias ensolarados em um lugar maravilhoso, e eu, que fiquei com medo das nuvens, ainda continuo saltando de todos os navios!

quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Sentimentos

Eu não sou mais aquela garotinha que desenha coraçõezinhos apaixonados na capa do caderno, que escreve o nome e coloca pontos de interrogação embaixo (na quantidade de letras do nome do menino), que escreve o nome em um papel e faz todas as brincadeiras possíveis pra descobrir se ele corresponde aos sentimentos e se o relacionamento terá futuro, relacionamento que muitas vezes existia somente em minha mente. Não tenho mais mania de esconder sentimentos dos meus pais, de não contar dos garotos para a minha mãe, e principalmente, não falo mais pra todas as amigas sobre meus sentimentos.
Apesar de mudar algumas atitudes, sentimentos ainda me assustam!
Não é muito fácil lhe dar com eles, quando você menos espera um toma conta de você. Pode ser o amor, a raiva, a tristeza, a saudade, a felicidade. Alguns vem com o decorrer do tempo, como por exemplo a saudade, que sufoca quando alguém parte para sempre, e que da agonia quando demora a passar os dias para rever outra pessoa. Saudade com certeza é um sentimento que eu não gosto, que graça tem sentir saudade? Bom seria poder estar com quem você quer quando você quisesse, sem essa de saudade pra machucar.
A tristeza pode ser derivada da saudade, ou do amor não correspondido, ou de uma ofensa, ou simplesmente de uma péssima semana de TPM. A felicidade vem nos encontros com os amigos, com as pessoas especiais, com uma balada, um showzinho ou um simples cinema. A raiva é frustrante, aparece as vezes provocada por outras pessoas, ou entao uma raiva interior, consigo mesmo.
E o amor, não saberia explicar o que é ele, nem como ele vem ou como vai, e nem o que causa. Nunca consegui achar uma boa deifinição de AMAR. Cada poeta declama o amor de um jeito em seus versos, cada música trata o amor de uma maneira, cada personagem de livro age diferente quando ama, todo ser humano tem atitudes desiguais quanto ao amor. Não saberia explicar se já amei alguém (além de famílias e amigos) ou se apenas tive sentimentos fortes e bonitos, e não me interessa saber explicar o passado, só queria entender o presente!
Hoje muitas coisas passam em minha mente, muitos sentimentos rondam meu coração!
Ha, CORAÇÃO! Eu sempre achei tão idiota o ser humano que diz "A gente não manda no coração". Claro que eu já disse isso varias vezes, mas parando para analisar ninguém manda mesmo no coração, só que antes de tudo NINGUÉM AMA COM O CORAÇÃO.
Essa é só uma forma poética de dizer, porque todo ser humano ama com a cabeça, e isso não é ser insentimental e sim realista. O coração nada mais é que o orgão responsavel para bombear sangue para todo o corpo, é essencial a vida, isso sem duvidas. Só que é a cabeça que pensa, a cabeça que guarda as lembranças dos beijos, dos abraços, dos carinhos, a cabeça que imagina possiveis próximos encontros, a cabeça que faz estratégias de como se aproximar, de como conquistar. Então duvida, a gente manda na cabeça?
É dificil, coisas involuntárias acontecem todos os dias e as vezes amar ou se apaixonar é uma delas, de uma forma meio que inconsciente você sente isso, porque é bem tratado, porque ouve palavras bonitas, porque recebe carinho. NADA É IMPOSSIVEL, quando se destrai a cabeça, quando se determina a esquecer aquilo que desequilibra corpo e mente tudo é possível, talvez demore dias, ou meses, ou anos, depende do tanto que já cresceu tal sentimento, do tanto que já se acostumou com as lembranças e pensamentos, e da determinação e da vontade de apagar uma história toda ou uma provavel história.
aSó sei que cada um ve as coisas de um modo, e esse é o meu modo de ver, porém não tenho a minima pressa de esquecer as lembranças que venho guardando comigo, não pretendo esquecer do perfume, da cor dos olhos, do sorriso que me faz sorrir. Mesmo que eu não entenda, mesmo que um dia tudo isso vire tristeza, mesmo que eu me contradiga entre CORAÇÃO E MENTE, eu gosto disso tudo!

domingo, 9 de agosto de 2009

PAI


Dia dos pais é visto como uma data para o comércio, para os fabricantes lucrarem mais enquanto os filhos tentam demonstrar todo o amor com bens materiais, isso é fato. Ouve-se por aí muitas pessoas dizendo que dia dos pais é todo dia, e claro, todo dia o pai está ali, porém, será que todo o dia ao levantar o filho da um sorriso ao pai, o abraça e o diz o quanto o ama? Será que todo o dia o filho agradece ao pai pelas mãos calejadas de trabalhar para sustenta-lo? Agradece pelas coisas que deixou de fazer para poder cuidar do filho?
A maioria peca nisso, é tão comum ter a presença paterna do lado que acaba-se esquecendo das palavras carinhosas, dos gestos de amor, dos agradecimentos. Isso não faz com que a data de hoje seja algo comercial, mas convenhamos que ela ajuda a lembrar a importância do pai na vida de todo ser humano.
Muitas pessoas não tiveram o prazer de conhecer o pai, outras o perderam e algumas tem um pai, que infelizmente não merece ser chamado assim.
PAI não é aquele que coloca no mundo, vira as costas e vai embora; ou aquele que te da comida todos os dias, achando que não faz mas que a obrigação. PAI mesmo é aquele que cuida, aquele que da carinho, que da atenção, que puxa as orelhas quando necessário, que da bronca, que repreende, que elogia, que se orgulha, que enxuga as lágrimas e que também sorri junto.
Pai normalmente é diferente da mãe, porque os homens agem diferente das mulheres. Mulher presta mais atenção nas coisas e consegue perceber o estado de espirito da pessoa apenas pelo seu semblante, mulher é mais detalhista, mais protetora e talvez mais amorosa. Entao não é porque a mãe diz "eu te amo" dez vezes ao dia enquanto o pai diz apenas uma, que ele ama menos, são formas desiguais de demonstrar o amor.
E hoje, aproveitando que é o dia dos pais, entao é o dia do meu pai, daquele que me deu a vida, que me da amor e tudo o que eu preciso pra sobreviver!!
Parabens a todos aos pais.

sábado, 8 de agosto de 2009

Medo

Existem diferentes tipos de medo: medo de altura, de água, de fantasma, da solidão, da morte, de insetos, de animais, de sofrer, de amar, de arriscar. Todo ser humano sente medo no decorrer da vida, alguns conseguem ser superiores a ele, outros se deixam dominar e passam a não viver por temer.
Quando começamos a andar levamos alguns tombos, nos machucamos, choramos, porém fomos corajosos de levantar novamente e tentar caminhar, mesmo sabendo que era perigoso, que iria doer. E se o medo de cair denovo nos paralisasse, fizesse com que não levantassemos mais? Até hoje não caminhariamos, não por ter deficiencia e sim por ter medo.
Nossos pais certamente na adolescencia viveram seus amores, suas paixões, seus encantos, e a maioria se deu mal pelo menos uma vez, levou um fora, foi traido, só que não teve medo de tentar ser feliz com outra pessoa, porque se tivessem tido esse medo, hoje não estariamos aqui, não conheceriamos a vida.
Quando Maria disse SIM a Deus para ser mãe do menino Jesus com certeza ela teve medo, era um caminho novo, desconhecido, só que ela arriscou, por amor e temor a Deus. E se Maria tivesse sido dominada pelo medo ao invés de domina-lo? Como seria hoje o Cristianismo? Como seriam as religiões? O mundo seria diferente, acredito.
Várias vezes o medo nos faz infelizes. Deixamos de sair com aquela pessoa especial por medo de sentir algo muito profundo, medo de se envolver, medo de levar um relacionamento a sério. Deixamos de tentar um vestibular por medo de não passar na prova. Deixamos de ir aos lugares nos divertir com os amigos por medo de encontrar um alguém que não queremos. Deixamos de falar EU TE AMO por medo da resposta ser negativa. Só que o pior de tudo é que sempre que deitamos a cabeça no travesseiro o arrependimento toma conta, as lágrimas vem aos olhos, a tristeza domina tudo, porque não tem como voltar lá atras e deixar de ser dominado pelo medo; e um filme passa pelas cabeças, e percebe-se que tudo que poderia ser sorrisos e bons momentos, passou a ser um NADA por causa do medo.
Eu, como todo e qualquer ser humano, tenho medo de me apaixonar, tenho medo do amor, tenho medo de perder pessoas queridas, tenho medo de sofrer. Só que a minha vontade de ser feliz começa a ser superior que todo e qualquer medo, porque eu não vim ao mundo para viver preso, para ficar no meu mero mundinho, para não ser ninguém e não fazer nada, a vida me foi dada para ser vivida.
Estendo a minha mão e te faço um convite: vem ser feliz, vem viver a vida! Errar, cair, se machucar, todo ser humano passará por isso; só que nenhum será capaz de voltar o tempo para poder resgatar algo. Aproveite enquanto é possivel, tenha medo, só não deixe ele te dominar!

sexta-feira, 7 de agosto de 2009

Coisas de menina e Coisas de menino



A partir do momento em que nascemos somos divididos pelo sexo, as meninas e os meninos, e os tabus já começam a aparecer no berçário. Os meninos nao usam roupinhas rosas, enquanto o azul nao fica tão meigo para as meninas; a orelha da menina sai furadinha, com o brinquinho todo bonito, menino de brinco NÃO!
O quarto dos meninos tem carrinhos de enfeite, nada de bonecas, boneca é enfeite de quarto feminino.
Os cabelos das meninas sempre são mais cumpridos, ainda, por incrivel que pareça, existe gente com preconceito quanto a homens de cabelos grande. As meninas frequentam as aulas de balé, jogar futebol deixam elas muito masculinas, e menino nada de praticar balé, isso deixa muito efeminado.
Todo pai sonha em ter um menino pra levar no estádio em um jogo super emocionante pra vibrar nas horas
do gol, ainda nao entendi qual seria o problema levar a filha, aposto que ela também seria uma ótima
companhia, e comemoraria se gostasse do time também.
Os meninos falam palavrões, mandam todo mundo tomar no $#@, mostram o dedo do meio, mas atenção, isso é coisa de menino, meninas que fazem isso são indelicadas; o que na verdade é deseumano, ninguem tem o direito de ser sem educação, independente do sexo, e claro, todos tem o direito de expressar sua raiva as vezes, afinal todos acham que meninas não sentem raiva e vontade de explodir?
Meninos arrumam mil e uma meninas, apresentam uma namorada hoje, outra semana que vem, outra no proximo mes, e a familia diz "Ele é bom, garanhão", a menina tem que namorar o cara pelo menos alguns meses, ou se não a família diz "Ela é galinha"
Amizade entre menina e menino não existe, sempre que se ve duas pessoas do sexo oposto junto se pensa que lá tem algo a mais que uma amizade, e se não tiver é porque o cara é gay.
Meninos usam bonés, falam girias, dão cantadas nas meninas, tomam atitude; menina que usa boné é macho, que fala giria não é meiga, que canta os meninos é biscate, que toma atitude é oferecida.
Meninas são criadas para trabalharem fora, ter carreira profissional, mas também para cozinhar, limpar, ter filhos, e aguentar um futuro marido. E os meninos? São criados para trabalhar fora, jogar futebol com os amigos na folga, e claro, dar trabalho para a futura esposa.
É bom olhar para matérias de jornais, para pesquisas atuais e ver que um pouco dessas coisas estão mudando, afinal ninguém merece uma sociedade tão machista; mulheres não devem ser inferiorizadas; amizades existem sim, independente dos sexos dos amigos; menina tem direito de falar palavrão (porra!) e homem tem direito de lavar a louça. Ainda bem que as coisas evoluem, devagar, mas evoluem.

terça-feira, 4 de agosto de 2009

Despedida

Provavelmente não é normal encontrar alguém que goste de despedida, que se sinta bem com aquele sentimento de perda, de tristeza, ao saber que provavelmente nunca mais verá aquelas pessoas, ou estará naquele lugar.
Todo ser humano conhece várias pessoas ao longo de sua vida, algumas apenas passam e não acrescentam nada, vão embora sem nem ao menos se despedir; outras vivem momentos maravilhosos e deixam tristeza quando partem; tem aquelas que são tão especiais que dói só de pensar em se despedir, e o pior, tem as que também são especiais mas que vão
repentinamente, pra um lugar que não tem mais volta, e que não houve tempo de despedidas.
Hoje talvez seria uma data interessante, há um ano atrás eu entrava pelas portas de uma
boa empresa, de renome, O PRIMEIRO EMPREGO. O começo era um mar de rosas, o chefe
um ser muito bom, um trabalho leve, os colegas de trabalho simpaticos, e o tempo foi passando e nesse tempo pessoas foram indo embora, fazendo falta no começo, mas depois apenas deixando pequenas lembranças, outras fazendo falta até hoje. Com o passar dos meses tudo foi ficando rotineiro, chato, cansativo, a vontade era de pedir a conta e sair correndo, era fazer igual a maioria dos meus colegas de escola faziam, sair da escola, chegar em casa, almoçar, dormir, ver o filme da sessão da tarde, só que surpreendentemente diálogos fazem milagres e tudo voltou a harmonia.
Porém tudo isso era para durar apenas um ano, sem chance alguma de renovar contratos, de
efetivação, então foi necessária a despedida. Jurei que as lágrimas não viriam, que seria normal, era só um emprego, mas lá dentro haviam pessoas de todo o tipo, que conviveram comigo 12 meses, que me ensinaram, que me repreenderam, que brincaram comigo, que me fizeram rir, que me abriram os olhos. E pensar em tudo o que foi construido era dolorido, era como pensar que havia feito o alicercie da casa, mas nao tive a chance de erguer as paredes, e infelizmente assim vai ser.
Tristeza por ter que despedir, lágrimas pra expressar sentimentos, palavras bonitas, abraços
amigos, abraços falsos, mas acima de qualquer despedida, sempre vai ficar a aprendizageme o eterno agradecimento!

sábado, 1 de agosto de 2009

Pronome Possessivo

Diariamente todo ser humano se demonstra dono de algo, em uma simples frase, em uma conversa com amigos,
em uma discussão de futebol, em uma briga de namorados, sempre o pronome possessivo MEU está presente.
" O MEU time ganhou", "O MEU filho passou de ano", "O MEU emprego é uma merda".
Esse pronome só demonstra como o homem se torna cada vez mais possessivo e talvez até egoista, sem que ele próprio perceba, porque é óbvio que um time não tem dono, o filho nunca é feito sózinho, mas se sentir dono, achar que tem posse sobre algo faz do homem um ser sublime, maravilhado, magnifico.
Em um mundo onde o que mais vale são os numeros da conta bancaria, o ano do automovel, as grifes da roupa, é importante encher a boca para usar o pronome MEU, e daí se eu nao tenho realmente nada? Pelo menos eu posso estar tendo, naquele momento, um time de futebol, e olha que magnifico, eu tenho 11 caras correndo atrás de uma bola, eu sou dono deles, eles me obedecem. E o que se ganha com isso? Muitas mulheres com certeza dirão que não se ganha nada, só dor de cabeça, risco de um infarto, voz rouca de tanto mandar a mãe do juiz pra putaquepariu!
Só que elas estao super enganadas, só o fato de voce ter um time de futebol já mostra que você é poderoso, e se o time ganhou o jogo então, o ego vai lá em cima, o cara fica de bom humor, faz piadinhas com todo mundo, então o MEU é essencial para o equilibrio da harmonia.
Embora seja usado tão inutilmente, vagamente, futilmente, ele traz um sorriso. Embora ele só de a sensação de posse daquilo que não se pode possuir, ele enche o coração de esperanças, ele da sinal de poder, numa terra onde sentimentos não são nada comparados ao numero de pessoas que se submetem as suas ordens e a quantidade de bens materiais que você deixara quando morrer!