quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Idade e maturidade

Quanto pesa a idade para uma pessoa? O que a quantidade de anos vividos muda no carater do ser humano e na sua capacidade de pensar e de assumir atitudes? Embora muitas pessoas falam que idade não tem muita importancia, o que importa é a cabeça da gente, isso é mentira, até perante a lei. Tanto que perante a lei menores de 16 anos são considerados totalmente incapazes, e menores de 18 anos parcialmente incapazes.
E o que um simples dia vai mudar no modo do adolescente agir?
Ao dia 16 de fevereiro de 2009 eu tinha 16 anos, eu cursava o ensino médio, trabalhava, fazia técnico, era corinthiana, amava escrever, não queria saber de entender politica... no dia 17 de fevereiro de 2009 fiz 17 anos, e então eu ainda cursava o ensino médio, trabalhava, fazia técnico, era corinthiana, amava escrever e nao queria entender politica! Pronto, não mudou NADA na minha vida, só que por incrivel que pareça, perante a lei eu deixei de ser totalmente incapaz e passei a ser parcialmente incapaz, já responderia e teria consciencia dos meus atos.
Um adolescente de 12 ou 13 anos não tem consciencia do que faz? Se ele rouba não sabe que aquilo é errado e contra a lei? Ah tenho minhas duvidas, hoje as "crianças" são mais espertas do que se pensa, tem mais consciencia e menos ingenuidade do que as pessoas pensam, e talvez por serem tratadas como seres "ignorantes" de seus atos é que a situação no país não muda nunca!
A maturidade da pessoa não vem com o numero das velinhas que é assoprado e sim com as experiencias vividas, com isso eu concordo! Quantos "marmanjos" por aí tem uma mentalidade mais infantil do que rapazes mais jovens? Inumeros. E é interessante como na maioria das vezes as mulheres amadurecem mais rapido do que os homens, tanto que em um grande numero de relacionamentos os homens são mais velhos.
E a idade em relações traz uma certa insegurança. É muito bom ter do lado alguém que compartilha de uma boa maturidade, que tem ideias agradaveis e conversas interessantes (o que é raro com meninos da mesma idade), só que a pessoa mais velha também agradara facilmente a outra pessoa, e como se garantir diante de tudo isso? É preciso mostrar que apesar da idade menor, os sentimentos e pensamentos não são tão infantis, porém algumas vezes é dificil se fazer madura!
Com isso de querer sempre não aparentar ser infantil muitas vezes não aproveita-se a idade que tem, os homens vivem o hoje pensando no amanhã! Quando crianças e adolescentes não vem a hora de completar os 18 anos, quando chegam aos 18 querem os 20 e quando chegam nos 50 adorariam regressar alguns anos. E assim caminha a humanidade, cada um discutindo e encarando da sua forma o quanto a idade pesa na sua vida e o quanto a idade representa a maturidade de uma pessoa.

Um comentário:

  1. "com certeza Mari você tem um dom muito bom de diagramar os textos, e escrever os assuntos, muito bom esse post^^^Quanto a idade, bem todas as pessoas se contradizem sobre como queriam ser, e como de fato são...crescer de forma rápida pode ser vantajoso...no entanto esse tipo de pensamento estraga o que a vida tem de melhor a oferecer...o melhor da idade atual, sendo assim se nos prontificar a aceitação a formação do carater será bem melhor e a decepção bem menor...por que acredito que temos de aproveitar a vida antes que ela se aproveite de nós^^!"

    Bjão se cuida^^

    ResponderExcluir