sexta-feira, 4 de setembro de 2009

A Era de Plástico



Hoje durante a aula de Apoio Curricular de História (uma nova disciplina em São Paulo) debatiamos sobre reforma agraria. O atraso do Brasil quanto a isso, a melhor maneira de distribuir as terras improdutivas, o MST e assim por diante. Até que nessas discussões se chegou a Era Vargas, e então apareceu a Petrobras, logo após veio as utilidades do petróleo: combustiveis e plástico. PLASTICO! Foi exatamente quando pronunciaram essa palavra que abandoram a reforma agrária.
A professora começou a listar a utilidade do plástico na vida moderna, ou até mesmo a inutilidade, só que o consumo desse material é enorme, vivemos na chamada Era do plástico.Os alimentos já vem embalados em plástico, e quando adquirimos algo no mercado, além da embalagem do produto vem uma sacola plástica junto. As vezes sacola demais para produtos de menos!
E que fim tem esse plástico todo? Infelizmente não o devido fim. Alguns vão para aterros sanitarios normais, outros vão para as ruas, que acabam chegando nos rios, e assim por diante; e sabe-se que é um material que demora muitos anos para se decompor (calcula-se mais de 100 anos).
E não há como escapar totalmente do plástico. Brinquedos, sacolas, embalagens de alimentos, meios de transporte, e, acreditem, até a margarina que a gente come tem plástico (este ultimo dado foi da aula de quimica, onde a fórmula da margaria é praticamente identica a forma do plástico).
Só que todos sabem que há como poluir menos com ele. Existem as atuais sacolas ecológicas, de pano, para voce levar ao mercado e colocar lá os seus produtos, só que isso é mais trabalhoso não é? Então porque ter tanto trabalho? Vamos levar as sacolinhas plasticas como sempre e viveremos felizes, porém nao viveremos para sempre.
O comodismo impede que as pessoas mudem certas atitudes, deixem que tudo vá pro caminho que está indo, e que acabe assim. Ou até mesmo a mania de olhar a vida alheia acaba atrapalhando. Quantas pessoas não dizem "Se meu vizinho usa sacolinha, eu também vou usar". Falta de protagonismo, de escrever a própria história, e é isso que falta ultimamente, pessoas preocupadas em fazer história.
Com isso um dos meninos perguntou se daqui alguns anos, quando nós já estivermos velhos (ou mortos) os nossos netos teriam no livro de história um capitulo sobre a Era de plástico. E a professora concordou, que era bem provavel que eles estudassem isso. Alguns olhinhos até brilharam, afinal jovens quaisquer iam entrar para a história, iam estar nos livros de história. E vale a pena entrar para história porque destruiu o planeta? Os nossos netos sentiram orgulho porque os avós acabaram com coisas lindas que poderiam ser deles também? Com certeza não!
Mas, além disso, será que o mundo vai suportar ser plástificado desse jeito por muito tempo? Os nossos netos chegarão a ver a Terra? Isso é uma coisa que não se sabe.
Por isso é melhor tomar conta disso um pouco, parar de estudar somente histórias alheias e entrar para história, como aqueles que salvaram o mundo de ser plastificado, e não como aqueles que contribuiram para a Era do plástico.
Tomara que as pessoas criem mais consciencia, porque daqui uns dias até humanos seram plastificados, porque já estão sendo tratados como descartaveis!

Nenhum comentário:

Postar um comentário