sábado, 17 de outubro de 2009

O falso sorriso do palhaço


É um domingo, a lona colorida deixa a temperatura ainda mais quente, principalmente com a aglomeração de pessoas, que cada vez é mais intensa. No camarim ele coloca seu macacão de bolinhas coloridas, enche cuidadosamente duas bexigas e coloca-as dentro do macacão. Passa uma fina camada de tinta branca sobre a face, faz as bochechas rosadas para dar um ar de saudavel, e coloca o inseparável nariz vermelho, a marca inconfundivel de um palhaço!
Só que o principal do seu personagem ainda não estava incorporado ao figurino. Ele não sorria. E ele, o que faz a platéia toda rir até a barriga doer, faz as crianças se encantarem e traz a alegria do circo, justo ele, não estava alegre!
As atrações foram passando, e ele ouvia com um grande aperto no peito os aplausos da garotada e das famílias, os assobios, a gritaria. Um coelho tirado da cartola, cinco bolinhas em movimento no ar, uma pirueta entre um trapézio e outro, e mais aplausos e assobios.
E então o picadeiro se cala, a mulher barbada bate na porta e anuncia que é a sua vez. Ele beija uma foto que está em cima da cadeira e sai, por incrivel que pareça, com um enorme sorriso no rosto e totalmente verdadeiro (aparentemente).
As cortinas se abrem e ele entra com cambalhotas, conta piadas, molha a garotada com uma margarida pregada em seu macacão. Estoura os balões que estão dentro da roupa, cai de bunda, faz caretas. Finge que chora, ri muito, imita pessoas e animais. Toda a platéia sorri, levanta, participa, aplaude. Fim de show!
Ao passar as cortinas de volta o sorriso some do rosto, o nariz já é deixado em algum canto por lá, o macacão é tirado as pressas e uma toalha retira um pouco da pintura. Corre para a sua cabana e então abraça seu filho, que queima de febre e tem delírios, desde que a mãe morrera num acidente de trânsito há uma semana.
Enquanto isso o público sai feliz e sorridente do espetaculo, esqueceu por um momento os problemas e se encantou com a felicidade do palhaço. Comenta as brincadeiras e palhaçadas. Só que ninguém pensa o que está por trás da máscara e do sorriso, e que ele faz tudo aquilo para alegrar e não que realmente seja alegre.

Um comentário:

  1. O MELHOR DE TODOS ATE AGORAA!
    PERFEITO. É UMA PENA QUE O PALHAÇO NEM SEMPRE É VISTO HOJE EM DIA COMO DEVERIA...MAS AINDA SIM É O ETERNO PALHAÇO!


    PERFEITO O TEXTO AMOR

    <3

    ResponderExcluir