quarta-feira, 30 de dezembro de 2009

Obrigada, e Feliz 2010!

Penúltimo dia do ano! Fim de ano normalmente a gente faz um balanço de como foi o ano todo, das conquistas, das perdas, dos objetivos alcançados, aqueles que não foram possíveis de realizar e os que ficarão para o ano seguinte.
2009 para mim foi um ano bom, nada de muito extraordinário, de acontecimentos super importantes ou algo parecido. Foi um ano comum, com algumas perdas e algumas conquistas, com os mesmos amigos, e amigos novos, e também algumas despedidas, e com uma super confusão em relacionamentos amorosos! (se bem que essa ultima parte é assim em todos os anos rs!)
Entre as conquistas, as principais foram na parte educacional. Me formei no técnico em Administração de Empresas, comecei o Técnico em Contabilidade, me formei no Ensino Médio e fui aprovada na primeira fase dos vestibulares da UNESP e UNICAMP. Eu não imaginava conseguir passar na primeira fase desses vestibulares, a vida inteira estudando em escola publica, sem fazer cursinhos pré-vestibular e sem acreditar na minha capacidade e inteligência, eu achava que esse era um sonho muito distante, porém ele esta mais próximo que eu pensava, e espero que em 2010 eu consiga essa super conquista!
Tudo que eu fiz ou conquistei não foi só por mérito meu, por isso eu tenho uma lista imensa de pessoas para agradecer. Tem aquelas que sempre se fizeram e se fazem especiais, e aquelas quase coadjuvantes, mas que não deixam de ser importantes.
Por isso eu queria agradecer todos os meus colegas de escola, tanto do Ensino Médio quanto do Técnico, pelo apoio, pela paciência, pela força, pela amizade. Principalmente ao Lili, pelo amigo fiel e companheiro que ele é, mesmo com os 11 anos de diferença entre a gente! A Patty, o Feh, a Alininha, o Paulo, a Suh, a Jéh, a Joice e a Estela! Agradecer também a todos os professores, coordenação, direção e funcionários das escolas. E desejar a todos esses um ótimo 2010!
Falando em pessoas companheiras e fieis eu não posso deixar de agradecer a Natália, minha SEMPRE MELHOR AMIGA, por fazer meu 2009 ser muito bom quando eu estava com ela, e até quando estavamos longe, pelo simples fato de saber que eu poderia contar com ela em qualquer momento. Agradecer por segurar a barra comigo, por enxugar as minhas lágrimas, rir comigo até a barriga doer, dar os melhores abraços e conselhos, e até querer armar barraco na minha formatura porque não suportava a ideia de que alguém me fazia sofrer! Naah, obrigada por tudo, e principalmente pelos 3 anos de amizade que foram completados em 2009! Eu te amo, e espero que em 2010 a gente ainda continue juntas apesar da distância, e eu te desejo tudo de melhor que existe nesse mundo!
Também não posso deixar de fora o meu super loiro, Dry! Companheiro de MSN, de bafões, que fica feliz com a minha felicidade, triste com a minha tristeza, que me entende, que confia em mim, que le Tarô pra mim! Dry obrigada por fazer parte do meu 2009, e que venha 2010 com mais 365 dias pra gente rir e talvez chorar, mas sempre estarmos juntos!
Seria excelente agradecer o cara que inventou o MSN, porque ele sempre me trouxe surpresas e pessoas que acabam se tornando especiais além do mundo virtual, sem esse programinha que vicia eu não conheceria bons amigos como André, Rodnei, Ed e Marcelo.
E se eu não conhecesse, então 2009 não seria o ano que eu mais fui no cinema. Então eu agradeço ao Rodnei pelas horas e mais horas me aturando na internet, pelas risadas, pelos abraços, e pela companhia em mais de 10 filmes (isso só de agosto até final de novembro!). Agradeço ao Ed pela extrema paciência em ler os meus textos do blog e elogia-los, por me dar dicas e conselhos, por aturar meus desabafos sentimentais! Ao Dé agradeço pela atenção que me dá, por perdoar as minhas brincadeiras mais bobas, por me deixar zua-lo sempre só porque é um bambi! E ao Marcelo agradeço por me fazer me sentir tão bem, por me fazer rir tanto, por me fazer me sentir uma pessoa diferente do que as vezes eu penso que sou!
Acho que ainda tem espaço para agradecer a minha Tifuzinha, a melhor prima que alguém pode ter, que me faz companhia nos pagodes, nos shows de rock, nas duplas sertanejas. Que deixa eu sempre tirar a paz dela quando durmo la. Que dividi os segredos comigo e que me ouve sempre reclamando das coisas. Talvez um muito obrigada é pouco pra ela que me aguenta há 17 anos!
E a base de tudo, com certeza é a minha família. Pai, Mãe e Irmão. Aqueles que por mais um ano estiveram do meu lado, mesmo com alguns desentendimentos, que me acolheram, me deram carinho, me sustentaram, me abriram os olhos, me fortaleceram, me levantaram ou impediram a minha queda. Eu não poderia pedir família melhor, porque sempre o que falta em um o outro completa, e o amor que tenho por eles é imenso. E também aos outros membros da família, tios, tias, primos e primas, que também se fizeram presente.
Enfim, o agradecimento vai para todos que entraram na minha vida, mesmo que por poucos minutos ou horas, como a Tauh, o Bruno (a ele agradeço também por fazer a Naah feliz!) e outros. E também os que conheci ao acaso, como o Fer!
O meu MUITO OBRIGADA todos, que fizeram meu 2009 ser um ano BOM! E a todos que fazem visitas ao meu BLOG!
E eu desejo a todos vocês um ÓTIMO ANO NOVO, muita saúde, paz, amor, sucesso, e todos os sonhos realizados. Que eu não perca ninguém, porque todos são especiais ao seu modo e insubstituiveis!

FELIZ 2010!!!!

domingo, 27 de dezembro de 2009

No ponto de ônibus

Estava sentada em um banco do terminal urbano de ônibus, era uma noite de sábado, e eu esperava um amigo que não via há quase três anos. Tínhamos marcado o encontro em determinado local do terminal, porém eu havia chegado cedo e decidi sentar-me para esperar.
Então um homem de estatura baixa, cabelos curtos, aparentando ter entre 40 e 50 anos se aproximou do banco e sentou-se ao meu lado, o que é bem comum em um lugar como esses.
Um ônibus parou, passageiros desembarcaram e outros embarcaram, e o homem ficou sentado olhando para mim até o ônibus partir. Outro ônibus chegou, mais passageiros desembarcaram e outros embarcaram, o homem fez o mesmo de encarar-me até o ônibus fechar as portas e me perguntou:
- Não era o seu ônibus?
A principio achei a pergunta estranha, porque aquele homem se interessaria em qual ônibus eu iria ou não embarcar? Mas por educação retirei os fones do ouvido e respondi que não estava ali esperando um ônibus e sim um amigo.
O homem parou o olhar no horizonte, um olhar vago, como se estivesse lembrando de algo, e algo talvez triste. E eu, como sou uma pessoa exageradamente comunicativa, decidi continuar o diálogo:
- E o senhor, espera qual ônibus?
Ele demorou alguns segundos para então retirar o olhar de um ponto fixo no horizonte, abaixou a cabeça e sinalizou com a mão, falando o nome do bairro e mostrando a direção. Somente assenti com a cabeça, e dei uma olhada para o local que havia combinado com o Marcelo, para ver se ele já não havia chegado, e no momento em que virei a cabeça para frente novamente, percebi que o senhor ao meu lado tinha voltado àquele olhar longe e triste, e mexia as mãos aparentando nervoso. Acreditei que o dialogo havia se encerrado, comecei a procurar uma música interessante no celular, e quando ia colocar os fones ouvi a voz do senhor novamente:
- Sabe, agradeça a Deus que você tem amigos! E conserve os seus amigos - enquanto falava estava cabisbaixo e os olhos marejados de lágrimas - Veja eu, um homem um pouco velho, sozinho, moro sozinho, não tenho mulher e nunca tive filhos, não tenho quem converse comigo, quem me faça companhia, quem me ajude. Então seja feliz com seus amigos, e depois quem sabe uma pessoa especial, pra casar e ter seus filhos, tudo no seu tempo, não deixe de aproveitar enquanto é jovem não. Hoje os amigos que eu tinha nem lembram de mim, e eu não quis aproveitar. Tentei ser feliz com uma mulher, mas não deu certo, e eu "tô" aqui hoje, sem nada e ninguém.
Eu ouvi atentamente tudo o que ele dizia, e em algumas vezes até refletia sobre os meus amigos, o valor que eles tem em minha vida, o quanto eu demonstro isso para eles, e o quão grande é o meu medo de ficar sozinha. Só que eu não sabia responder nada ao homem, e no que olhei para trás o meu amigo já estava a minha espera e eu não podia deixa-lo la. Pensei na sorte enorme que eu tinha, depois de três anos conseguir rever o Marcelo, que a principio poderia eu não ter notado tamanha importancia disso na minha vida, mas que depois percebi o valor enorme que ele realmente tinha, e como eu tambem adoraria poder rever varios amigos de longas datas.
Me despedi do senhor, desejei-lhe tudo de bom e até agradeci. Senti-me inútil por não achar palavras para conforta-lo, mas ao mesmo tempo acredito que eu fui muito util, porque muitas pessoas não seriam capazes de ao menos retirar os fones do ouvido e tentar continuar um diálogo!

sábado, 26 de dezembro de 2009

Então é natal...

E eu me pergunto, o que é o Natal? Pergunte pra você o que essa data significa na sua vida, olhe ao seu redor e veja o que significa na vida de sua família e de seus amigos, pergunte a uma criança. Muitas pessoas esquecem o motivo da existência dessa data, que passa a ser simplesmente uma data comercial, onde as lojas lucram bastante! E também dia para reunir a familia, talvez com sentimentos sinceros, e muitas vezes com falsidade.
Então entre nas igrejas (independente de placa), e veja a quantidade de pessoas que estão lá rezando para comemorar o nascimento de Jesus, é absurdo como a quantidade é minima se for ver o tanto de pessoas que frequentam lá, porque estão ocupadas em suas casas, assando o pernil, vendo se a temperatura da cerveja esta adequada.
E meia noite o papai noel chega, é o homem mais bonzinho do mundo, que atravessa todos os continentes dando presente, e o incrivel que ele da presente para todas as crianças exatamente a meia noite. Ele deve parar o tempo, só pode.
Não que não seja bacana acreditar no papai noel e sua magia de natal, e reunir a familia para confraternização, porém melhor ainda seria relembrar o verdadeiro motivo de se estar comemorando.
Mas com certeza todo mundo ja percebeu que Natal é algo assim, não só na minha vizinhança, familia ou cidade, como em todos os lugares.
E por fim, a ultima curiosidade, que talvez alguém me responda:
Os anos (de acordo com o calendario que seguimos) começaram a ser contados a partir do nascimento de Jesus, então porque comemoramos o Nascimento no dia 25 e não no primeiro dia do ano?
De qualquer forma, um ótimo natal para todos, ate mesmo para aqueles que só lembram do papai noel!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Formatura!




Quanto tempo planejando tudo isso! Foram discussões e mais discussões, opiniões diversas, correria, e então, o momento mágico passou rápido.
O estomago doia, a voz sumia, as mãos ficavam frias, as pernas tremiam. O sonho de ser oradora de turma estava para ser realizado, não exatamente como queria, mas já era valido!
Um dia de princesa! Fazer as unhas, ir pro salão, maquiar, arrumar cabelo, colocar o vestido, calçar a sandália de salto. Pelo menos uma vez em 17 anos eu tinha que ficar bem apresentável!
O teatro decorado, flores e mais flores, cadeiras com laços vermelhos, tecidos, telão, tapete vermelho.
Pessoas chegavam, conhecidas, desconhecidas, sorrindo, a vontade, obrigadas,
com cara feia, gritando, pulando, apenas andando, indiferentes, o
bservadores, de ternos e vestidos, elegantes, deselegantes. Amigos, familias, amores!
A cerimônia de colação de grau não é algo lá muito empolgante. Aquele monte de pessoas que ficam falando, as vezes até a mesma coisa. Apresenta a direção e os professores, entram os formandos (e que bagunça pra entrar), todos sentam-se. Fala um, depois fala outro, e se canta o hino, e volta a falar. E um sobe no palco, e outro sobe, e mais falas!
Enfim, o momento de realizar o sonho. O eco não permitia saber se a voz estava alta ou baixa, se lia pausadamente ou muito rápido, se entendiam ou não as minhas palavras. O nervosismo tomava conta de tudo, não era possivel sentir o que o texto falava, e por isso não me vieram as lágrimas para "atrapalhar" a leitura.
E depois mais alunos ao palco, entrega dos canudos, série por série, aluno por aluno. E vem as homenagens, à direção e coordenação, aos professores, aos funcionarios, e aos pais! E a minha mãe (a melhor mãe!) também é homenageada!
Por fim, depois de tanto blábláblá, passam os videos com as fotos das salas, e tudo já esta no fim.
Amigos se abraçam, talvez pra nunca mais, ou vão dar outro abraço desses daqui alguns dias. Famílias que comemoram, amores que se beijam, olhos que choram, e sorrisos aos montes.
Eu tinha comigo tudo o que eu precisava, eu tinha os meus melhores amigos de dentro da sala de aula, eu tinha a minha melhor amiga pra tudo, eu tinha a minha família que é o meu guia pra chegar onde cheguei, eu tinha um amigo que me atura em tudo no MSN e que me faz rir muito, e outro amigo extremamente especial. Não precisava ter 10, 20 ou 30 pessoas lá, eu porecisava somente dessas, que já fizeram tudo ser perfeito.
E assim é inexplicavel o que senti em cada abraço, em cada sorriso, em cada adeus, em cada palavra. Uma emoção tremenda.
Obrigada a todos que contribuiram para isso!

domingo, 13 de dezembro de 2009

Emo.... reflexão... goodbye?!

Pouco me importa se muitas pessoas odeiam emo, dizem que quem gosta é gay e lésbica, falam que as bandas são porcarias, fazem trocadilhos com os nomes (FresCo, né?!). Metade dessas pessoas talvez ainda nao saibam se livrar de pré-conceitos, ou seja, julgam por aparências e sem antes conhecer. Não posso falar em qualidade musical, já que disso nao entendo, mas EMO (EMOCORE) não passa de um estilo de música, que contem mais sentimentos. Agora, me desculpem, ter sentimentos é ser gay? Então eu entendo porque as pessoas me fazem sofrer tanto!
E hoje, no show justamente da banda FresNo eu comecei a olhar as pessoas a minha volta, várias delas eu conheço de vista há anos, dos shows de bandas emocore que eu costumava frequentar. E elas não mudaram em nada, enquanto eu mudei tanta coisa na minha vida. Então um filme se passou pela minha cabeça... O meu cabelo do estilo mais estranho possivel, as minhas roupas coloridas, os shows emo, o sorriso quase sempre no rosto. Mudei cabelo, mudei amizades, mudei lugares, e hoje cadê o sorriso?!
Não nego que eu chorei, e chorei MUITO ouvindo as musicas no show, porque todas elas me lembram uma pessoa em especial, que por incrivel que pareça odeia a banda, mas que se encaixa perfeitamente em todas as letras. Percebi que os opostos se atraem somente em quimica e fisica, isso não funciona com seres humanos. E cada lembrança da minha vida com essa pessoa passavam pelos meus olhos, e derrubavam uma lagrima. Hora de felicidade, hora de saudade, hora de raiva.
Juntando tudo isso eu percebi que existem sonhos que não podemos sonhar sozinhos, porque assim eles não se realizam, e também que não vou ligar pras criticas de ninguem quanto ao que eu gosto ou nao, em questao de musica, roupa, TV ou pessoa. Eu gosto daquilo que me faz bem, e ponto!

"Alguém que te faz sorrir
Alguém que vai te abraçar
Quando a escuridão cair
Quando você precisar
De alguém que não vai mentir
Que não quer te magoar..."

Talvez eu fosse esse alguem, eu queria fazer sorrir e estava sempre de braços abertos, sem mentiras e sem magoas, e hoje eu cansei de palavras, cansei de tentar por medo, de querer entender, eu nao quero mais fazer sorrir ninguem, enquanto eu derrubo lagrimas.

"Mais uma história com um final
Mais um coração partido
...
E eu não consigo ver onde que eu errei..."

Mas será que o erro é realmente meu? E será que alguem esta errado?

"Também já tentei sozinho encontrar a solução
Pra acabar com essa dor que hoje assola o meu coração
Já tentei fazer com que você parasse
De brincar com o meu sentimento e me ouvisse então
Por um momento pra eu tentar te convencer
Que nada foi em vão
Tenho medo que pra ti eu seja
Apenas mais um que te quer
...
Já tentei de tudo pra você voltar, já tentei ser mais feliz só pra fazer você chorar, Não vejo resultado só meu coração que vê a dor"


Talvez seja melhor não haver a volta, e eu cansei de fingir a felicidade, de negar as lagrimas, a tristeza e a dor que me causa, quando alega que vai me fazer infeliz, quando na verdade a maior infelicidade é o NÃO da sua parte!

"Eu devo desistir pra um dia ser feliz?
Ou devo resistir? Eu devo insistir?"

Lucas (vocal do Fresno) disse que não devemos desistir, a pior coisa que tem e alguem sem esperança, que entrega seu sonho. E eu decidi entregar o meu sonho "Um sonho que se sonha só, é só um sonhos que se sonha só..." E não vale mais a pena sonhar, porque ja esta virando pesadelo.

"Prometa não chorar e não se arrepender
Não chorar...não chorar..."

E por fim, nada melhor do que isso. Porque fujir, igual algumas pessoas fazem, não resolvem os problemas, já que uma hora ou outra eles voltarão. E eu sei que é triste abrir mão disso depois de tanto tempo de batalha... mas será que não havera arrependimentos de ambas as partes?
Porém eu prefiro me arrepender de entregar os pontos aqui, do que persistir em sofrer.

Então, hoje eu digo GOODBYE!



(apenas um desabafo, das reflexões, sentimentos e tudo que passou pela minha cabeça no momento do show)



segunda-feira, 7 de dezembro de 2009

O fim de uma etapa



Segunda-feira, o primeiro dia da semana e o primeiro dia de férias. Poderia dizer que é mais um período comum de descanso após um ano de estudos, lições, trabalhos, leituras, e essas coisas cansativas e estressantes da vida de um estudante, mas não é! Porque eu sei que no inicio de fevereiro eu não vou retornar para a sala de aula, não vou comprar material novo, ver ansiosa a lista da sala pra conferir se os amigos estarão lá, poder rir e contar tudo o que aconteceu nas férias. Agora tudo se resume no final de uma etapa, o NUNCA MAIS!
Durante toda a caminhada escolar inumeras vezes me peguei contando anos, meses e até dias para sair definitivamente da escola, eu sempre odiei a rotina de levantar cedo, ter que olhar pra cara dos professores, para os livros. Eu sempre adorei estudar, e falava que se pudesse estudar sozinha em casa seria bem mais agradavel.
Então, sexta feira (dia 04) foi o ultimo dia de aula, no 3º ano do ensino médio, e ao colocar o pé para fora do portão da escola, eu sabia que ali eu tinha encerrado meus 11 anos de estudo, e que agora daria inicio à um novo caminho. E o novo me da medo. Eu ainda não sei como será os vestibulares, as minhas notas, as novas amizades. Como será o meu novo ano longe dos amigos e talvez sem estudar.
E o que eu achava que seria a glória, a cada minuto torna-se um martirio, e eu adoraria voltar a sentar naquelas cadeiras, nas carteiras que mal cabiam minhas pernas, comer o macarrão da merenda, aprontar o que não aprontei, me dedicar no que não me dediquei. Depois que acaba a gente se arrepende. Porém guardo boas lembranças comigo.
Uma etapa, uma grande etapa digamos, eu ja conclui, agora começa a corrida contra o tempo, contra o cansaço, contra a falta de apoio, contra o medo, para fazer não ser vã toda a minha luta até agora!

quinta-feira, 3 de dezembro de 2009

5 anos de saudade...

O vento frio faz o balançar das cortinas
As gotas de chuva caem nos telhados
Com um barulho suave
Os ponteiros do relógio fazem um barulho
mais agudo, contraditório a chuva
Meus pés tocam a superficie gelada do piso
E meus olhos vão direto ao calendário
Procuro na memória a importancia daquela data
E de nada lembro
Apenas mais um dia normal
Caminho em direção ao guarda roupa
Bato a mão em algo na prateleira que cai
E faz um barulho que cobre todos os outros
Meus olhos miram os cacos de vidro no chão
No meio deles uma menina, quase um anjo
Distribui seu sorriso maravilhoso
Com sua pura inocência e simpatia
Os olhos enchem de lágrimas
A memória volta ao dia 03 de dezembro
E lembra que a data é marcante
5 anos atrás não existia um sorriso naquele semblante
Envolta por flores brancas
Em um pequeno caixão também branco
Era o anjo que voltava para o céu
Aqui na Terra custavamos a aceitar isso
Tão nova! Tão doce! Tão angelical!
Parecia que a saudade ia me matar sufocada
A principio tudo me lembrava ela
Gestos, palavras, sorrisos, lágrimas
A escola, os amigos, os pais
Uma parte de mim havia sido arrancada
Sem direito de despedida e de volta.
E anos depois eu ainda continuo sem o pedaço
Não sinto a falta?
Estranhamente parece que acontecimentos,
pessoas,coisas materiais diminuem a falta
Não pode ser! O meu anjo ninguém e nada substitui
A idéia de saber que não tem volta
Talvez tenha criado uma certa conformação
Provavel!
Embora não tenha lembrado a data
Eu lembro da dor da perda
Eu lembro do amor
Nem sempre lembrar datas significa amar!
Guardo a foto com todo carinho
Arrumo um porta retrato em outro horário
Independente de datas
Ela se foi, mas ficou no coração.